COMO MANTER BOAS RELAÇÕES – Duas Dicas Valiosas

Você tem dificuldade em manter boas relações? Está infeliz no seu relacionamento? Não sabe lidar com as diferenças? Se você é comprometido ou pensa em se casar, ou quer compreender como manter uma boa relação, sugiro que leia e reflita com essa breve reflexão que trago abaixo.

Como psicólogo e Coach, já tive a experiência de atender alguns casais e, pude perceber, que a maioria dos conflitos se dão, numa disputa de ego de quem está com a razão. Se pararmos para pensar, o porquê de querermos ser os donos da “verdade”, veremos que se trata de uma herança cultural que é de ordem Filosófica e Capitalista.

Capitalista no sentido de sermos incitados em casa, na escola e no trabalho, a competir com o outro pelo 1º lugar. Filosófica por uma herança cartesiana em que Descartes difundiu a dicotomia do OU (tudo se resume a uma coisa OU outra). Logo, perdemos a noção de meio termo ou de múltiplas verdades que podem convergir, em vez de divergir. No entanto, contagiados por ambas influências, tendemos a disputar e impor, uma única verdade – A NOSSA.

De certa forma, a competitividade, sendo bem administrada, impulsiona bem carreiras e esportes. Basta que se mantenha o respeito e a integridade. Porém, ao pensarmos em relacionamentos a dois, o casamento não pode se tornar uma união regida por disputas, pois não se trata de uma competição. Cônjuges não são adversários. O casamento traz como fundamento, o respeito e a cumplicidade. Por isso, devemos aceitar e saber lidar com as diferenças, assim como, apoiarmos toda ação que fortaleça a relação. Entre ter Razão ou Paz, opte pela Paz.

Muito se fala em se casar por amor, mas, acima de tudo, deveríamos casar para amar. Afinal, se somos culturalmente “compelidos” a alcançar os nossos objetivos, que o FOCO seja o da manutenção do amor e da relação. E no caso da competitividade, que a disputa entre casais passe a ser – “Vamos ver quem de nós dois consegue fazer o outro mais feliz?”.

Dessa forma, se tanto na vida pessoal quanto profissional, somos regidos por uma mesma herança filosófica, econômica e social, enquanto não redesenharmos a nossa conduta, que pelo menos mudemos o FOCO da nossa DISPUTA. Se tratando de relacionamento, que VENÇA o AMOR.

Márcio Vaz
Palestrante, Psicólogo e Coach
www.marciovaz.net

PS 1: Para receber meus textos por e-mail, cadastre-se em: http://eepurl.com/cbLNpT

#Palestras #Psicologia #Coaching #Gestão #Comportamento #Superação #Motivação

 

Gostou? Compartilhe esse post.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima