O PODER DA MOTIVAÇÃO

O PODER DA MOTIVAÇÃO.

Você se sente motivado? Caso a sua resposta tenha sido NÃO, saiba que um dos principais motivos da nossa procrastinação é a falta de motivação.

Por mais que a gente queira alcançar um “simples” resultado, se estivermos desmotivados, conviveremos com a eterna sensação de cansaço e ausência de energia, o que nos gera preguiça e a vontade de adiar qualquer iniciativa. Aos que porventura iniciam na “segunda-feira”, faltará “acabativa”, pois desanimam pelo meio do caminho. Embora existam diversas razões que eliciem o nosso processo de auto sabotagem, vou relatar aqui, um caso que atendi, que foi superado pelo Poder da Motivação.  

Pois bem, acompanhei um cliente, cujo objetivo principal, era perder peso, pois, o seu sobrepeso, estava comprometendo sua saúde. Protagonista de infinitas dietas mal sucedidas, resolveu procurar no Coaching – uma saída – para superar suas expectativas. Mesmo consciente das consequências nefastas da diabetes, a doença não era MOTIVO suficiente que o levasse a assumir o controle de suas emoções diante inúmeras tentações. Por mais que ele tentasse adotar novos hábitos, mantê-los a longo prazo era insustentável.

“João” é casado e pai de uma menina de 15 anos que, segundo ele, sempre foi uma filha exemplar, amorosa e estudiosa – com pretensão de cursar medicina. Até o meio do nosso processo (5 sessões), fomos tendo ganhos gradativos, no entanto, abaixo do esperado (15 Kg em 3 meses de forma saudável = exercícios + reeducação alimentar). Porém, na 6ª sessão, uma única pergunta foi capaz de virar o “jogo”. Como a relação com o assunto morte, tratava-se para ele de uma realidade inevitável cujo ninguém escapa. Mudei o foco da finitude da vida para a relatividade do tempo. Então, resolvi lhe perguntar:

COMO VOCÊ GOSTARIA DE ESTAR DAQUI HÁ 8 ANOS, NA FORMATURA DA SUA FILHA EM MEDICINA?

Nesse momento, tal reflexão o fez mudar completamente seu grau de comprometimento com os resultados. Afinal, caiu nele a ficha, que existem infinitos MOTIVOS para permanecer vivo, dentre eles, acompanhar o crescimento e as conquistas da sua AMADA filha.    

Se desmembrarmos a palavra motivação, veremos que se trata de um Motivo que nos leva a ter uma Ação = MotivAção. Por vezes, devemos mudar o foco e procurar Novos Motivos que sustentem Novas Ações. Hoje “João” está magro e com auxílio de remédios, exercícios e alimentação balanceada se mantém saudável. Segundo ele, eu sou o “culpado”, por toda vez que pretende “chutar o balde”, lembrar-se da filha.  

E você, já parou para pensar qual é o real MOTIVO capaz de MANTER suas AÇÕES em prol das suas METAS? Talvez Ser orgulho para seus pais ou filhos? Comprar um carro ou uma casa dos sonhos? Ter estabilidade financeira? Qualidade de vida? Ser reconhecido como pessoa e na profissão? Pagar uma educação decente para seus filhos? Poder viajar mundo a fora? Etc.

Por mais difícil que algo possa parecer, não desista jamais, antes de tentar.

Márcio Vaz 
Palestrante, Psicólogo e Coach
www.marciovaz.net

PS: Caso queira receber meus textos, novidades e palestras por e-mail, cadastre seu melhor e-mail no link a seguir: http://eepurl.com/cbLNpT

#Palestras #Psicologia #Coaching #Superação #Motivação #MárcioVaz

Gostou? Compartilhe esse post.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima