Você quer crescer pessoalmente e profissionalmente? Quer alcançar suas metas e objetivos? Quer aprender o caminho das pedras? Então PERMITA-SE, a todo momento, a arte do APRENDIZADO. Afinal, o que ainda não TEMOS, é porque ainda não SABEMOS, como OBTER. (APRENDER + SABER = OBTER).
Leia artigo abaixo. Uma mudança de postura e concepção, pode fazer toda diferença nos seus resultados.
Ultimamente tenho dado início as minhas palestras propondo um Contrato de Permissão. E do que se trata? Refere-se, simplesmente, ao fato de cada um se permitir o aprendizado. Pois o que mais vejo, são pessoas críticas e amarguradas que se dizem azaradas ou se sentem injustiçadas por não terem oportunidades na vida.
Embora eu reconheça, que as oportunidades sejam desiguais, acredito que, o nosso aproveitamento, dependa muito mais da nossa vontade e grau de comprometimento, do que das chances que nos sãos dadas ou “roubadas”.
Tiro como exemplo, um episódio da minha adolescência, em que eu estudava em uma escola particular conceituada, mas tinha como professor de reforço, um estudante da minha mesma idade de uma escola pública. Ou seja, apesar das oportunidades serem desiguais, eu estava aquém do que me ofertavam e ele além. Eu desperdiçava o muito, enquanto ele aproveitava ao máximo, o pouco. Logo, nem sempre, é a “escola” que faz o aluno, mas sim, o seu nível de interesse e comprometimento com o aprendizado.
Da mesma forma, podemos pensar, sobre o proveito das oportunidades de qualquer outra natureza. Para alguns, são perdidas ou passam despercebidas, para outros, são criadas e aproveitadas. Por isso, ao meu ver, o mais importante é estarmos abertos ao conhecimento e dispostos ao experimento.
No entanto, o que nos impede de crescer? Aprender? Aproveitar? Alcançar?
O fator impeditivo encontra-se no nosso pessimismo e excessivo senso crítico. Geralmente nada está bom o suficiente e ninguém presta realmente. Justificamos o sucesso do outro, como golpe de sorte ou mérito superficial. Desse modo, nos colocamos na defensiva e geramos resistências. Pois tais barreiras, roubam-nos a oportunidade de aprender ao desacreditamos dessa possibilidade em qualquer intensidade. Existem também, os prepotentes e/ou bitolados, que creem já saber tudo e agirem do jeito certo, não havendo nada que possam lhe acrescentar.
É comum ver pessoas participarem de eventos e criticarem treinadores, cursos, métodos, livros etc. Sem perceberem, que temos a capacidade de aprender a todo momento, seja com quem for. Quando eu me permito, mesmo sendo crítico, aproveito o que cada um me traz de melhor e descarto o que for de pior. Quando me fecho, perco a chance de aprender e desperdiço meu tempo. Pois me disperso e passo a dar atenção as distrações (celulares, conversas paralelas, redes sociais etc.).
Como palestrante, enfatizo, que uma palestra boa ou ruim, é algo relativo. Porque, às vezes, assistimos uma palestra excelente, que nos proporciona elevado nível de satisfação, mas com pouca eficácia na vida prática. Porém, por vezes, uma palestra mediana, mesmo com conteúdo limitado, pode nos trazer uma única ideia que implementada pode mudar nossa vida.
Por esse motivo, reforço a necessidade de estarmos sempre abertos e atentos ao conhecimento, porque, quando menos se espera, a oportunidade surgi e a vida prospera. Esteja presente, se você quer CRESCER pessoalmente e profissionalmente, aproveite cada momento da sua vida e permita-se APRENDER. Pois repito, o que você AINDA não TEM, é porque AINDA não SABE, como OBTER.
Critique MENOS, absorva MAIS.
Márcio Vaz
Palestrante, Psicólogo e Coach
www.marciovaz.net
PS 1: Caso você queira receber meus textos por e-mail, cadastre-se no link a seguir: http://eepurl.com/cbLNpT