VOCÊ QUER EMPREENDER? Comece Por Você – Empreenda-se.

Você acredita que pode ir além de onde se encontra? Você tem a sensação de que a sua contribuição para o mundo pode e dever ser maior? Leia este texto e analise se o seu perfil e seus comportamentos são de um empreendedor.

Você sabe o que é empreender? Não é simplesmente criar e abrir um negócio. Segundo dicionário, significa decidir, tentar, realizar, ou seja, fazer acontecer os sonhos que existem dentro de você. No entanto, porquê é tão difícil adotarmos certas práticas? Geralmente, porque transformar ideias em realidade está suscetível a erros e riscos que atravessam o nosso ego e a nossa zona de conforto.

Na vida a gente estuda e se prepara para não errar, porém são com os pequenos erros diários que aprendemos na prática. No mundo dos negócios, onde lidamos com pessoas, processos e resultados, não é diferente. Torna-se inevitável conviver com os lapsos. Logo, a verdadeira destreza de um bom empreendedor está em perceber e reconhecer as falhas para agir rapidamente e soluciona-las. Afinal, todo ser humano tem o direito de errar, mas o dever de aprender com os erros. Nesse sentido, corrigir acaba sendo uma habilidade maior do que inovar.

Note que, empresários de sucesso são melhores ouvintes e observadores do que críticos. Se atem mais as soluções, do que as especulações, pois são mais práticos do que teóricos. Basta parar para pensar que, existem pessoas que detém muita teoria e estão nas salas de aulas para ensinar. Porém, num país em que não se valoriza a profissão de um professor, se deter teoria fosse condição sine qua non de um bom executor, todo aquele que ensinasse sobre negócios e empreendedorismo, não estaria mais em uma sala de aula, mas sim, com suas empresas alavancadas.

Isso faz sentido para você?

Não quero aqui dizer, que estudar seja desnecessário. No entanto, o que fará você ser um empresário de sucesso é a sua coragem, ousadia e resiliência para vencer os desafios do dia-a-dia. Afinal, não crescemos com o que sabemos. Crescemos com o que fazemos com o que sabemos. Por isso, seja mais prático do que dogmático, ou seja, pregue menos e aja mais, pois a melhor teoria é a aplicada.

Ultimamente tenho viajado para palestrar sobre empreendedorismo. Apesar de ser um empreendedor de FATO, por ser o empresário à frente da minha empresa. Sou mais reconhecido por ser um empreendedor de ATO, pois na minha atribulada vida pessoal, sou aquele que para todo problema tenta encontrar uma solução. A esse tipo de comportamento, dar-se o nome de resiliência (inteligência emocional), umas das maiores competências de qualquer empresário. Porque, ao empreender, passamos por problemas diários e o que irá nos diferenciar é a capacidade de nos reinventar incessantemente.

Eu ao longo da minha trajetória, quem me conhece sabe, amargurei anos de entraves, antes de voltar a me reerguer e refazer a minha realidade. Sendo que, a minha primeira batalha foi travada de dentro para fora, vencendo as barreiras psicológicas que me acorrentavam. Foi ao superar as limitações da tetraplegia que levei meus aprendizados da vida pessoal para a vida profissional e descobri que uma mente preparada vence qualquer desafio.

Saber lidar com problemas é condição essencial para qualquer empreendedor. Desse modo, temos que desmistificar que bons empreendedores não falham, pois quando alguém empreende e começa a tropeçar, já entra em desespero achando que não leva jeito ou que não nasceu para aquilo. Eu particularmente, desconheço qualquer empresário bem sucedido, que não tenha vivenciado inúmeras derrotas, mas, o que os diferencia dos demais – é o fato de ter um propósito de vida inabalável seguido de muita persistência.

Entenda, problema todo mundo tem, teve e sempre terá do dia que nasce ao dia que morre. Logo, crise, não é novidade para ninguém. O mais importante não é evitar os problemas, mas aprender a lidar com eles de cabeça erguida, enfrentando e superando as dificuldades do dia a dia. Sejam elas da vida pessoal ou profissional, pois a conduta e postura de um empreendedor deve ser uma só – transformar problema em solução e crise em oportunidade.

Nesse sentido, seja sempre empreendedor esteja onde for. Até porque, o que o define como tal, está mais ligado as suas ações do que a sua atual posição. Por isso analise o seu perfil. Caso você ainda seja um funcionário, pense e aja como se fosse proprietário. Já se for o proprietário, comporte-se como o melhor funcionário. Enfim, dê incessantemente o seu melhor em tudo que fizer, pois grandes empreendedores, independentemente da sua situação, atuam sempre na sua melhor versão.

E a minha pergunta para você é: quem você quer se tornar?

Márcio Vaz
Palestrante, Psicólogo e Coach
www.marciovaz.net

PS: Caso queira receber meus textos por e-mail, cadastre-se no link a seguir: http://eepurl.com/cbLNpT

#Palestras #Psicologia #Empreendedorismo  #Coaching  #Comportamento #Gestão #Superação #Motivação #Empreender  

Gostou? Compartilhe esse post.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima