VOCÊ SABE OUVIR?

VOCÊ SABE OUVIR?

SIM… Falar é a melhor solução, porém, cuidado para quem você fala.

A campanha Setembro Amarelo, que traz como slogan: “Falar é a Melhor Solução”, refere-se a uma grande verdade, pois, uma dor, quando compartilhada com um amigo, perde sua força. No entanto, tenha muito cuidado com quem decide dividir seu sofrimento, para que sua escolha não intensifique a sua dor. No mundo de hoje, cada vez mais competitivo e individualista, muitos são aqueles que desaprenderam a ouvir e perderam sua sensibilidade. Por vezes, ao dividirmos um conflito, à espera de um ombro amigo, o que ouvimos é: “Pior aconteceu comigo”. Ou seja, dar-se início a uma disputa de quem vive o maior martírio. Chegamos ao ponto, de até na dor, querer prevalecer.

Não obstante, o pior ainda está por vir, quando alguns repassam o que ouvem (fofoqueiros); outros lhe ajudam a afundar com seu negativismo (pessimistas); já os mais positivos, menosprezam ou diminuem a sua dor (vulgos otimistas); os místicos, indicam banho de sal grosso, enfim, por ignorância (não saber), o que deveria servir como consolo ou atenção, passa a piorar a situação. Por isso, vamos aprender a ouvir e, ao querer desabafar, saber a quem devemos procurar. Encontre pessoas sensatas, confiáveis, ou ajuda profissional, pois, a maior queixa que me deparo é sobre um remédio amargo chamado CONSELHO.

O conselho “Se eu fosse você, faria isso…”, só existe, porque não podemos ser o outro, porque se pudéssemos, seríamos mais cautelosos ao aconselhar. Ser empático é emprestar seus “ouvidos”, compreendendo e se fazendo presente, sem precisar criticar, julgar ou opinar.

Até porque, não existem fórmulas, cada um constrói a sua trajetória, conforme os recursos que provê e a realidade que lhe convém.

Márcio Vaz
Palestrante, Psicólogo e Coach
www.marciovaz.net

#Psicologia #Coaching #Palestras # Superação #Motivação #Vida

Gostou? Compartilhe esse post.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima