VOCÊ SE SENTE TRISTE ÀS VEZES?
Se a resposta for sim, que bom, pois você não sofre de SFP – Síndrome da Felicidade Permanente. Acreditar que podemos ser 100% felizes de forma integral e constante, é o que nos faz, por vezes, sofrer. Afinal, passamos a viver em busca de uma plenitude utópica e fantasiosa. A indústria do capitalismo, a cultura do consumismo e o nosso desacerbado materialismo, nos faz crer que o Ter irá suprir o nosso Ser. No entanto, vivenciamos cada vez mais um vazio existencial que o ouro não satisfaz. Entender que vivemos em um mundo de perdas e ganhos, sendo a todo momento apresentados a alegria de uma conquista e ao desprazer de uma decepção, nos leva a compreender que, felicidade e tristeza, são circunstanciais e não uma constante. Pois um elogio que nos traga alegria pela manhã pode ser suprimido por uma ofensa que nos entristeça a tarde. Logo, não há felicidade ou tristeza que dure para sempre.
Reflita: Se realizo um sonho ou conquisto uma medalha, vibro intensamente na ocasião, mas com o tempo vou perdendo naturalmente o tesão – para abrir espaço para outros sonhos e novas conquistas. Afinal, soaria estranho, após dez anos, acordar vibrando e saltitando com o feito ou ocorrido de tempos atrás. Assim acontece com a tristeza. Vivenciá-la torna-se necessário e coerente com algumas situações, até porque, seria igualmente estranho, sorrir com dor, vibrar com derrota e ficar irradiante com a morte. Desse modo, como ninguém passa ileso nessa vida, as dores virão e o entristecer traz sua parcela de contribuição para nossa construção.
Por isso, encare a tristeza e a felicidade, como parte de um pacote existencial. O que passou de bom ou ruim, fica registrado e deixa o seu legado, porém, não volta mais. Devemos então olhar para frente inclinados a viver o presente. Viva o que há para viver de cada momento. Tire de cada SENTIMENTO o seu aprendizado e seja… Enfim, apenas SEJA.
Márcio Vaz
Palestrante, Psicólogo e Coach
www.marciovaz.net
Caso você queira receber meus artigos, novidades e eventos por e-mail, cadastre o seu melhor e-mail no link a seguir: http://eepurl.com/cbLNpT